Odontopediatra: cuidados com a saúde bucal infantil

A infância é um período importante para a formação dos dentes das crianças. Quando se trata da saúde bucal dos pequenos, essa é a melhor época para encorajar as práticas de higiene. E o odontopediatra é o profissional indicado para garantir que os dentes sigam saudáveis, livres de cáries e outras doenças bucais nessa fase da vida.

Leia mais: Odontopediatria: com que idade devo levar meu filho ao dentista?

Iniciar os cuidados logo cedo é a garantia de que uma rotina se estabeleça. Ir ao dentista pode causar medo e receio nas crianças, mas mude isso: mostra o quanto é divertido cuidar da saúde e que a maior recompensa é a saúde bucal em dia, o que pode evitar possíveis problemas.

A Dental Arte possui uma equipe especializada na área de Odontopediatria. As unidades que atendem especialmente crianças são: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas e Praça da Alfândega.

A importância do odontopediatra

Caso o bebê ainda esteja amamentando ou utilizando mamadeira, já é importante incorporar alguns cuidados. Antes que os dentes nasçam, é fundamental limpar a gengiva com gaze ou lenços umedecidos. Assim que eles nascerem, mantenha-os limpos. Utilizar uma escova de dente especifica para criança, com tamanhos menores é uma boa dica. Mas ir ao odontopediatra é importante para garantir que tudo está em dia com a saúde dos pequenos.

Buscar por um profissional qualificado em Odontopediatria é essencial. Além da sua formação em Odontologia, ele realizou diversas pesquisas e estudos voltados a entender a saúde bucal dos pequenos. Uma boa experiência nessa fase evita traumas futuros, uma vez que muitos adultos acabam por ter receio de ir ao dentista por algum problema que tiveram durante essa fase. Transforme esse momento em algo tranquilo, leve e explique as vantagens e benefícios de ir ao dentista.

Cuidados especiais

O odontopediatra manterá os dentes da criança saudáveis, removendo o acúmulo de placa e restos de alimentos que possam estar presos aos dentes. Isso impede que as bactérias continuem a crescer. Caso não seja feito, pode levar a outras doenças, como, por exemplo, cáries ou inflamações nas gengivas.

Além disso, os pais já devem procurar um profissional em odontopediatria durante o período da gravidez. É importante informar-se dos cuidados que devem ter com os bebês a partir do nascimento. E, também, entender como usar corretamente o fio dental e a melhor maneira de inserir a escovação na rotina, além de sempre lembrar a criança de escovar os dentes após as refeições.

Outro assunto normalmente abordado é a alimentação. Deve-se evitar alimentos ricos em açúcar e amido, uma vez que eles podem danificar os dentes sensíveis dos pequenos. E jamais deixe seu filho dormir enquanto mama ou tomando algum líquido na mamadeira: a prática pode causar danos à estrutura dental das crianças.

Primeiros passos

Os primeiros dentes do seu filho são importantes. E os cuidados com eles definem como serão os cuidados quando os dentes permanentes surgirem. Por isso, a odontopediatria é fundamental para que pais e filhos estejam cientes da melhor maneira de manter a saúde bucal em dia e não gastar com tratamentos mais complexos no futuro. Mantenha-se atento, realize consultas regulares desde a infância e converse com seu filho sobre a importância de cuidar dos dentinhos.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado