Odontopediatria: com que idade devo levar meu filho ao dentista?

Como você tem cuidado dos dentes do seu filho? Segundo especialistas em odontopediatria, os primeiros anos de cuidados bucais de uma criança vão influenciar muito na saúde dos dentes dele na fase adulta. Por isso, é fundamental que os pais ou responsáveis entendam a importância de incluir check-ups odontológicos na rotina das crianças.

Para garantir que nenhum problema se instale na boca dos pequenos, é recomendado iniciar o acompanhamento assim que nasce o primeiro dentinho. O motivo é que o sorriso de uma criança começa a ser cuidado pela mãe já no período de gestação. Depois do nascimento, portanto, a consulta com o odontopediatra não pode demorar, para que a saúde bucal não fique descuidada.

Esse atendimento precisa iniciar mesmo antes do surgimento dos primeiros dentes, porque os pais terão acesso a esclarecimentos importantes. Exemplos de questões que deixam os pais em dúvida são o uso da mamadeira, da chupeta, do hábito de chupar o dedo, bem como de hábitos alimentares, tipos de pasta de dentes, incômodos do nascimento dos dentes etc.

A odontopediatria ajuda em diagnósticos e intervenções precoces de problemas bucais e oclusais da criança. Assim, quanto antes os pais puderem conversar com um profissional da área sobre os cuidados com a higiene bucal do bebê, trabalhar na prevenção de doenças, menor o risco de cáries.

É nessa primeira infância, também, que a odontopediatria pode resolver problemas de oclusão de maneira mais prática, sem reflexos posteriores. Isso evita que a criança precise permanecer com aparelhos ortodônticos por muitos anos ou haja necessidade de extrações, implantes etc quando adultos.

 

AGENDAR AVALIAÇÃO

 

Medo de dentista

Além de todas as vantagens relacionadas à saúde bucal da criança, a visita precoce ao odontopediatra traz outro benefício. Os pequenos acabam ficando mais familiarizados com o ambiente do consultório, com os dentistas e com os procedimentos.

Essa compreensão e identificação faz com que a criança não crie medo do dentista e tenha responsabilidade com sua saúde bucal. Por consequência, homens e mulheres terão menos necessidade de passar por processos restauradores e endodônticos causados por cáries.

E você, já levou seu filho no odontopediatra? Na Dental Arte, você encontra um profissional na área da odontopediatria na unidade da Praça da Alfândega. Agende uma avaliação!

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado