Odontopediatria: orientações sobre a higiene bucal das crianças

Dar conta da higiene bucal das crianças pode ser um grande desafio para os pais, principalmente os de primeira viagem. Isso porque nem todo mundo sabe a partir de quando se inicia a escovação, quais produtos devem ser utilizados, quando a criança deve ir ao dentista etc. A odontopediatria é uma área que serve justamente para orientar os pais do que é necessário para cuidar da saúde bucal dos filhos.

É preciso ter atenção redobrada com as crianças, porque elas têm vontade de imitar tudo o que os pais fazem. Com a escovação, fio dental e enxaguante bucal é a mesma coisa. Além de se espelharem nos mais velhos, os pequenos são envolvidos pelo marketing: embalagens com personagens infantis e líquidos com soluções coloridas atraem a atenção da garotada.

No entanto, os enxaguantes bucais, principalmente, não devem ser utilizados por crianças sem a autorização de uma dentista especialista em odontopediatria. Um dos motivos é o fato de eles optarem por somente bochechar o líquido e deixar a escovação de lado, o que é uma prática totalmente errada. Portanto, crianças com menos de sete anos não devem usar enxaguante bucal.

Outro motivo é o fato de antes dos sete anos a criança não ter total controle sobre o reflexo de deglutição. Por isso, ela não consegue cuspir tudo e acaba ingerindo enxaguante bucal.

 

Indicação para o uso de enxaguante bucal

O uso de enxaguante bucal por crianças é algo que precisa de orientação de uma dentista especialista em odontopedatria. Para pacientes com alta atividade de cárie, doenças gengivais e com extrações recentes, é recomendado o enxaguante. No entanto, o produto não substitui a escovação, ele apenas complementa a higiene bucal.

Para crianças, as soluções mais indicadas são aquelas de controle e prevenção de cárie, que contém flúor. É importante que o enxaguante seja sem álcool, para evitar o ressecamento da mucosa da boca.

 

Itens de higiene essenciais para crianças

A saúde bucal tem a ver com a criação de bons hábitos. Para isso acontecer, é necessário que os pais incentivem a escovação com pasta de dente com flúor e fio dental diariamente. Se esse processo for eficaz e constante, a boca vai estar bem protegida de doenças. Além disso, é importante o acompanhamento com uma dentista especialista em odontopediatria. Na Dental Arte Canoas, há uma profissional que se dedica de maneira exclusiva para atendimento de crianças. Agende uma avaliação!