Perda do Paladar: como o problema afeta sua Saúde Bucal?

18/02/2021

O Coronavírus nos pegou de surpresa. Tanto em relação às formas de transmissão, quanto aos seus efeitos e sequelas. Houve uma intensa mudanças de hábitos, com higiene redobrada, o uso de máscara e distanciamento social. Quem foi afetado pela doença, precisou lidar com uma série de sintomas. Como, por exemplo, dores de cabeça, no corpo, garganta, febre e, talvez umas das mais incômodas: a perda do paladar e do olfato. Mesmo após o fim da doença, alguns dos problemas ainda persistem. Como lidar com eles?

Falaremos em nosso conteúdo hoje, principalmente, sobre a Perda do Paladar. Como ela afeta sua saúde bucal? Descubra!

Por que a perda do paladar ocorre?

O Coronavírus, por ser uma doença relativamente nova, tem seus efeitos e causas ainda como objetos de estudos. Por conta disso, a perda de paladar acabou surpreendendo e deixando muitas pessoas ansiosas. Em alguns pacientes, ela some em questão de dias. Outros, semanas. E, em alguns, ainda persiste, mesmo após o fim da doença.

Estudos indicam que a falta do olfato e do paladar estão relacionadas. Podem ser causadas por problemas nos receptores ligados ao sistema nervoso. Por isso, elas acabam sendo mais intensas do que seria em uma gripe ou resfriado.

Como ela afeta a saúde bucal?

Por não sentir gostos, muitos pacientes relatam apatia ao ingerir alimentos. Além da falta de prazer ao se alimentar, há o risco de consumir comidas e bebidas estragadas, por exemplo. Fora isso, também pode-se destacar a diminuição do fluxo salivar. Afinal, as glândulas exócrinas necessitam de estímulos para funcionar. Uma vez que não se sente o gosto dos alimentos, a estimulação some.

Com o diminuição da saliva, também perde-se a capacidade de autolimpeza bucal. Por consequência, o paciente pode apresentar cáries, gengivites e periodontites. Além disso, é possível notar o aspecto de “língua branca”, conhecido como saburra lingual e halitose.

Como se recuperar da Perda do Paladar?

Vamos combinar, né? Não sentir gostos é muito ruim. Por isso, aqui vão algumas dicas de como se livrar do desconforto e voltar a saborear o que você mais ama. Além disso, é importante frisar à ida ao dentista e ao otorrinolaringologista. Apenas profissionais capacitados são capazes de devolver os seus sentidos e garantir que sua saúde bucal e qualidade de vida estão em dia.

É possível recuperar seu paladar após o Coronavírus. É preciso estimular, principalmente, os nervos olfativos: cheire alimentos como o mel, café, vinagre e cremes dentais. Inale-os por 10 segundos, com intervalos de 15 segundos entre eles. Repita o processo duas vezes ao da, ao menos. É preciso alinhar esses cuidados com uma equipe multidisciplinar. Se necessário, até mesmo, fazer uso da Laserterapia. Além disso, pode-se indicar medicamentos específicos para o tratamento.

Mas, fique tranquilo (a). Na maioria dos casos, há a regeneração completa do paladar e do olfato. Assim, você apresenta melhora em torno de 30 dias. Com isso, as sensações voltam aos poucos. Portanto, caso não apresente melhora significativa, procure um profissional imediatamente.

Quer agendar uma avaliação conosco? Então, fale com nossa Equipe!

A Dental Arte possui mais de 30 clínicas distribuídas pelo RS e SC! Não deixe para depois e transforme seu sorriso hoje mesmo.

 

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

    Nome
    Telefone
    Unidade
    Tratamento
    Data Desejada
    Turno Desejado

    Ao clicar em "AGENDAR AVALIAÇÃO" eu concordo com os Termo de uso da política de privacidade da Dental Arte.

    Seus dados estão seguros conosco.