Periodontia: entenda o que é e porque é importante para sua saúde bucal

Periodontia é uma especialidade da odontologia, que cuida de tudo que fica ao redor dos dentes. Isto é, gengivas, ossos e ligamento periodontal. São nesses locais que ocorrem as chamadas doenças periodontais, causadas pelo acúmulo de placa bacteriana. Veja os principais problemas tratados pela periodontia:

 

Gengivite

Quando apenas as gengivas são atingidas pelo excesso de placa bacteriana na superfície dos dentes, a inflamação é chamada de gengivite. Geralmente, essa doença é reversível, sem danos ou sequelas posteriores.

 

Periodontite

Quando o osso que sustenta os dentes começa a ser afetado pela inflamação, a doença passa a ser chamada de periodontite. O diagnóstico é feito com base em exames de imagem. Diferente da gengivite, a periodontite pode deixar sequelas, como perda óssea, retração e até perda dental.

 

Qual o tratamento?

Gengivite e periodontite são as principais doenças tratadas pela periodontia. O tratamento e feito com raspagem periodontal ou profilaxia, dependendo da gravidade do caso do paciente. Além disso, o periodontista faz orientação de higiene oral exclusiva e direcionada para cada pessoa.

 

É claro que existem outras doenças tratadas na área da periodontia, porém não são tão comuns como a gengivite e a periodontite. Nos dois casos, se forma um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, conhecido como bolsa periodontal. Esse vácuo favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias.

As doenças periodontais representam o segundo maior problema bucal do Brasil e são a principal causa da perda de dentes em adultos. Os sinais mais característicos são sangramento, mobilidade, inchaço e retrações gengivais.

 

Prevenção é a arma da periodontia

A prevenção é sempre a melhor escolha. Portanto, escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, use o fio dental diariamente e faça bochechos regulares com enxaguantes bucais. Encontre o método que melhor se encaixa na sua rotina e coloque a higiene bucal em prática. Além disso, é necessário a visita regular ao dentista, para a realização de profilaxia.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado