Prótese Overdenture ou Protocolo: qual a mais indicada?

18/01/2020

O sorriso é um dos nossos principais cartões de visita. Por isso, muitas pessoas sofrem com falta de autoestima e confiança quando seus dentes são afetados. Também, pudera: além de prejudicar a saúde bucal, a estética também é afetada. Imagine então, perder todos os seus dentes. A solução mais óbvia é ir ao dentista, ver as opções disponíveis para recuperar o sorriso! Entre elas, estão a Prótese Overdenture ou Protocolo.

Portanto, você pode conferir neste material, as principais diferenças entre elas e como cada uma pode te ajudar a ter mais qualidade de vida! Boa leitura!

Você já ouviu falar sobre Enxerto Ósseo? Tire suas dúvidas antes de realizar o implante dentário!

Em primeiro lugar, é preciso entender o que cada uma delas é. A similaridade entre elas, é que ambas são fixadas sobre implantes. Ou seja, elas garantem mais sustentação e segurança para sorrir, mastigar e falar. Vamos falar sobre elas:

Prótese Protocolo

Neste procedimento, o dentista parafusa e fixa a prótese sob um número determinado de implantes (de quatro a seis em cada arcada). Portanto, a Protocolo é feita para se assemelhar o máximo possível aos seus dentes naturais. Isso é fundamental para trazer mais leveza ao seu sorriso.

Por ser uma prótese totalmente fixa, a Protocolo permite ao paciente recuperar totalmente sua função mastigatória. Portanto, ela ocupa os espaços onde ficavam os dentes perdidos, trazendo uma sensação de naturalidade.

Em primeiro lugar, há a fase cirúrgica, onde o dentista coloca os implantes. Após o período de osseointegração, que é a adaptação do pino ao osso, é feita a reabertura do local. Por fim, a Protocolo é instalada! Quanto à higienização, ela requer uma visita semestral ao dentista, para uma limpeza ainda mais completa.

Prótese Overdenture

A Overdenture é uma prótese total removível. Sua principal diferença é que ela é fixada sob implantes, garantindo mais segurança e estabilidade ao paciente. Portanto, além de recuperar a estética do sorriso, ela melhora a qualidade de vida! Funções básicas, como a fonética, a mordida e a mastigação são preservadas e é possível sentir a diferença na rotina.

Além de atuar na reposição do dente perdido, ela também substitui o rebordo alveolar (que é o espaço que tem função alojar a raiz do dente). Também serve para trazer mais suporte aos músculos da face e traz mais segurança para mastigar e falar. Outra vantagem, é que a Overdenture é apoiada na gengiva e encaixada diretamente nos implantes. Ou seja, há menos movimento da prótese, o que a torna mais segura para o dia a dia.

Esta prótese é como uma dentadura, porém, tem um encaixe em uma barra que conecta os implantes à prótese, conferindo a esta mais estabilidade e retenção. Esta prótese pode ser retirada pelo paciente e por isto a sua higienização é facilitada.

Afinal, é a prótese Overdenture ou Protocolo a mais indicada?

Agora que você já sabe as particularidades de cada tipo de Prótese, fica mais fácil escolher a que mais se encaixa em sua necessidade, né? Mas, lembramos que é importantíssimo passar pela avaliação com um profissional. Apenas o dentista, a partir de exames clínicos e raios-x, pode lhe indicar o melhor tratamento para o seu caso. Só ele pode dizer se é a prótese Overdenture ou Protocolo a mais indicada para você!

Quer agendar sua consulta? Entre em contato conosco clicando aqui!

Siga-nos no Instagram e Facebook.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado