Quais procedimentos estéticos um dentista pode fazer?

A odontologia evoluiu e, aos poucos, os dentistas – e também os pacientes – estão ampliando a sua visão. Além dos dentes, o rosto, como um todo, também faz parte de sua área de atuação. Isso porque um sorriso bonito é muito mais do que dentes brancos e alinhados. A harmonia facial também deve ser levada em conta. Por isso, é cada vez mais comum que alguns procedimentos estéticos sejam feitos na cadeira do dentista. Acompanhe a leitura e veja quais são os principais:

 

Aplicação de toxina botulínica

Um dos mais procurados é a aplicação de toxina botulínica, conhecida popularmente como botox. Ele pode ser aplicado tanto para corrigir problemas de assimetria facial e sorriso gengival – função terapêutica –, quanto para suavizar rugas dinâmicas, que aparecem devido à movimentação facial – função estética.

A toxina botulínica provoca o relaxamento do músculo onde a substância foi aplicada, impedindo que a musculatura se contraia. Se o profissional for capacitado e o paciente tomar todos os cuidados necessários, não há risco de paralisia. Pelo contrário, os efeitos do botox são passageiros e duram, em média, seis meses. Após esse período, para manter o efeito, é necessário nova aplicação.

 

Preenchimento labial

Com a idade, é normal que os lábios murchem e percam o volume e o contorno. Assim, comprometem a estrutura e a beleza do sorriso. A boa notícia é que é possível remodelar os lábios com a injeção de ácido hialurônico.

O preenchimento labial devolve o contorno perdido e também torna possível remodelar pontos específicos da boca. A duração do preenchimento é praticamente a mesma do botox, desde que respeitadas as orientações do dentista.

 

Clareamento dental a laser

Se o que incomoda o paciente é o sorriso amarelo e manchado, uma das saídas é o clareamento dental a laser. O procedimento é feito no consultório, com a aplicação de um gel clareador nos dentes. Para ativar o agente clareador, o dentista aciona o laser.

Esse procedimento estético devolve a cor natural dos dentes, proporcionando um sorriso branquinho. Dependendo dos hábitos dos pacientes, o efeito do clareamento a laser pode ser de até dois anos.

 

Bichectomia

A bichectomia é um dos procedimentos estéticos queridinhos do momento e, pode, sim, ser feito por um dentista. A bichectomia é considerada uma cirurgia de pequeno porte, que pode ter função estética e funcional. O objetivo é reduzir o tamanho das bochechas, deixando o rosto mais fino e com traços mais suaves.

Para fazer a cirurgia, o dentista aplica anestesia local. Depois, abre uma incisão de até dois centímetros na parte interior da bochecha e retira as bolas de bichat.

 

Cirurgia plástica gengival

Esse procedimento estético é uma opção para quem está insatisfeito com o tamanho ou formato das gengivas. Elas são fundamentais para a harmonia do sorriso. A cirurgia corrige imperfeições, tirando o excesso e reconstruindo áreas com pouca gengiva, com enxerto.

A cirurgia é considerada simples, feita sob anestesia local, realizada no consultório do dentista.

 

Além destes, existem outros procedimentos estéticos que podem ser feitos por dentistas. Consulte um profissional de sua confiança e tire suas dúvidas. Se você quiser, pode agendar uma avaliação na Dental Arte. Nossos dentistas sempre buscam deixar o paciente com seu melhor sorriso e um rosto mais harmônico.