Aparelho Autoligado: quais são as vantagens?

09/09/2019

Quem precisa passar pelo tratamento ortodôntico geralmente pensa imediatamente no aparelho metálico. Mas, essa não é a única opção disponível para quem tem que aderir ao procedimento. Uma das tantas alternativas para deixar seu sorriso ainda mais saudável e alinhado é o Aparelho Autoligado. Portanto, saiba tudo sobre ele lendo nosso conteúdo!

Confira também
Aparelho estético: quais as diferenças entre os modelos?

Qual é a diferença entre o Aparelho Autoligado e o Metálico?

Em primeiro lugar, é preciso entender que ambos são bem similares em relação à estrutura. Eles possuem braquetes e tubos, porém, o aparelho autoligado não possui as ligaduras, conhecidas como “borrachinhas”. Além disso, o arco ortodôntico fica preso por meio de clipes, tampas ou portas. Isso ocasiona um nível de atrito menor, portanto, a movimentação dentária ocorre com menos força sobre os dentes. Ou seja, não há tanta dor!

Além disso, ele é cerca de 50% mais rápido que os tratamentos convencionais. E quem não quer ver resultados mais imediatos, não é mesmo?

Quais são as indicações para o uso de Aparelho Autoligado?

Basicamente, são os mesmos casos do aparelho convencional. Porém, para quem possui apinhamento dental severo, o aparelho autoligado pode ser mais vantajoso. Confira com seu dentista qual é o tipo mais indicado para você. 

O tratamento exige mais cuidado que os aparelhos convencionais?

Os cuidados são os mesmos. Mantenha a higienização em dia, com o uso de escovas e cremes dentais apropriados. Também é preciso ter cuidado com a alimentação, evitando alimentos excessivamente duros ou pegajosos. Eles podem danificar as peças do seu aparelho, amassando o fio ou descolando os braquetes. Isso pode exigir uma consulta de emergência com seu dentista!

Além disso, é importante manter os dentes, os ferrinhos e os braquetes sempre limpos. Isso evita o acúmulo de placa bacteriana e a formação de cáries. Também siga sempre as recomendações do seu dentista. Mantenha as consultas de manutenção do seu aparelho em dia, evitando assim, atrasos no seu tratamento. Portanto, seguindo essas dicas, pode ter a certeza que seu sorriso vai ficar do jeito que você sempre sonhou.

Como fazer a higiene correta do aparelho?

A higiene deve ser feita, preferencialmente, em até cinco minutos após qualquer refeição. Uma dica para facilitar a remoção de resíduos, é fazer bochecho. Não faça muita pressão, nem force muito na hora da escovação. Em suma, isso garante que você não machuque seus dentes ou danifique as estruturas do aparelho. Utilize também uma escova interdental para limpar os braquetes e o passa fio, para facilitar o uso do fio dental!

Quer saber mais sobre o Aparelho Autoligado? Entre em contato conosco e agende sua avaliação agora mesmo!

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado