Quando devo fazer manutenção da minha prótese dentária?

30/03/2019

Ninguém fica totalmente satisfeito se o sorriso não estiver completo. Hoje em dia, no entanto, existem facilidades para recuperar a estética e a funcionalidade dos dentes. Seja por autoestima ou saúde, a prótese dentária é uma das soluções para recuperar a harmonia do sorriso e o funcionamento de toda a arcada dentária.

É preciso, no entanto, entender que para esse procedimento dê certo, e a prótese dentária tenha uma duração longa e saudável, é preciso alguns cuidados simples. Por exemplo, manter a higiene bucal em dia e não deixar de lado as manutenções é indispensável. Todas as próteses dentárias, fixa ou removível, precisa de manutenção regular. Essas consultas são periódicas e de extrema importância.

Isso porque as peças precisam de cuidados especiais, que só os dentistas sabem fazer. Esse é o motivo de ser o especialista quem determina a frequência da manutenção. É o dentista que vai analisar as características específicas de cada paciente. Porém, é óbvio que aqueles que não controlarem a placa bacteriana deverão voltar em intervalos menores.

Depois de muitos anos, devido a alterações naturais da boca, é necessário refazer a prótese dentária. Exemplo disso é o osso onde se coloca a peça: ele se encolhe com o passar dos anos. Não há um período exato, depende das condições de saúde do paciente. Qualquer alteração, no entanto, deve ser informada ao dentista responsável.

 

Prótese dentária fixa

A prótese dentária fixa é apoiada em dentes e, por isso, precisam ser avaliadas regularmente. Se não há uma higiene bucal eficaz, há risco de cárie e doenças periodontais.

A melhor forma de fazer a higienização da prótese fixa é escovar e usar fio dental, como é feito em dentes normais.

 

Prótese dentária removível

Quando a prótese dentária removível começa a deixar a gengiva avermelhada, causando irritação e mau cheiro, é hora de voltar ao dentista para uma avaliação. Em alguns casos, as próteses removíveis são acometidas por fungos, lesando as gengivas.

A prótese dentária removível deve ser higienizada fora da boca. Há produtos específicos que auxiliam nisso.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado