Quando é necessário colocar um Implante Dentário?

A substituição de um dente perdido envolve diversos fatores. Além da preocupação com a saúde e em restabelecer o bom funcionamento das funções bucais, também há a questão estética, uma vez que a falta de um dente pode causar problemas na autoestima e na confiança. Para isso, uma das soluções pode ser considerar a utilização do implante dentário.

O implante dentário funciona como substituição para a raiz do dente perdido. Geralmente feito de titânio, a cirurgia para sua colocação é realizada com anestesia local. Dependendo do caso, um ou mais implantes são instalados dentro do osso, logo abaixo da gengiva. A cicatrização da cirurgia é feita em cerca de uma semana. Já a osseointegração, que é o período em que o organismo passa a entender o implante como parte do corpo, pode variar de três semanas até seis meses.

Para saber qual a melhor forma para recuperar o seu sorriso, entenda como é o processo de colocação do implante dentário e os tipos de próteses disponíveis para a substituição do dente perdido. Não esqueça de consultar o seu cirurgião-dentista para mais informações e para uma avaliação!

Processo de colocação do implante

O implante dentário, após ser cirurgicamente inserido no osso maxilar, permite a colocação dos dentes substitutos. Ele não se solta como uma dentadura e beneficia a saúde bucal, uma vez que não precisam ser apoiados em outros dentes, como as pontes. Após esse processo, o período da osseointegração depende da região onde o implante dentário foi colocado.

Uma vez devidamente cicatrizado, o próximo passo é a colocação da prótese mais indicada para o caso do paciente. Saiba mais sobre os implantes dentários disponíveis.

Tipos de Implantes Dentários

Unitário: É recomendado quando há ausência de um único dente. É a melhor opção nesse caso, uma vez que é a intervenção é realizada somente na região do dente perdido, sem afetar os demais.

Prótese parcial fixa sobre implante: No caso da perda de dois ou mais dentes, é a técnica mais indicada. O implante, nesse caso, funciona como a raiz dos dentes naturais e, ainda mais importante, trazem conforto e estabilidade ao paciente.

Overdenture: É o tipo de implante dentário conhecido como “sobredentadura”. São próteses implantadas que recuperam, além da porção de dente perdida, o rebordo alveolar, que é a estrutura que tem como função ser o alojamento das raízes dos dentes. Também proporciona o suporte aos músculos da face. São fixados de 2 a 6 implantes e a Overdenture pode ser retirada pelo paciente, facilitando sua higienização.

Protocolo: É indicada quando há perda de todos os dentes. É fixada sobre 4 a 9 implantes em média, sendo parafusada e retirada apenas pelo dentista.

Pós-operatório do Implante Dentário

Para garantir a perfeita integração entre o seu organismo e o implante, é necessário manter a higiene bucal em dia. Os cuidados rotineiros devem ser mantidos. Realizar a escovação três vezes ao dia, utilizar a pasta de dente e o fio-dental são importantes para a manutenção do seu implante.

• Leia mais sobre como é o pós-operatório de implante dentário

Portanto, consulte seu dentista e siga as recomendações para que não haja imprevistos e o procedimento não precise ser refeito.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado