Quando é preciso fazer tratamento de canal?

Tem um dente trincado, uma cárie não tratada ou uma lesão? Saiba que talvez você precise passar por um endodontista! Mas, afinal, o que é isso? A Endodontia é a especialidade responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afetam. E, é esse profissional que dirá quando é preciso fazer o tratamento de canal!

Dicas de saúde bucal: 6 hábitos saudáveis para adotar hoje

Caso seu dentista tenha lhe indicado o tratamento de canal, provavelmente há alguma lesão séria no nervo de algum dos seus dentes. Portanto, tratar o problema com antecedência é fundamental para evitar o surgimento de outras complicações. Elas podem envolver dores intensas, inchaços, infecções e, até mesmo, perda dentária. Quando não realizado, o paciente pode acabar tendo que extrair o dente, procedimento que além de afetar a autoestima, pode levar a necessidade de um implante dentário.

Saiba mais sobre a cárie e aprenda a preveni-la!

Simulação em 3D de um Tratamento de Canal

Como é feito o Tratamento de Canal?

Agora que você já sabe quando é preciso fazer o tratamento de canal, vamos ao passo a passo. Durante o procedimento, a polpa do dente é removida. Após, o espaço restante é limpo, modelado e preenchido. Assim, você tem certeza que seu canal radicular está fechado e pode sorrir sem medo de mais danos!

Imagem ilustrativa do Tratamento de Canal

As etapas são:

1) Primeiro é feita uma abertura na parte de trás de um dente anterior ou na coroa de um molar ou pré-molar

2) A polpa é removida e então, a câmara pulpar e os canais radiculares são limpos, alargados e modelados como preparo para a restauração.

3) A restauração é feita. Em alguns casos, dependendo da área removida, é colocada uma coroa sobre o dente para restaurar seu formato.

Saiba mais sobre a coroa dentária e tire suas dúvidas

Em quantas sessões ele é feito?

O tratamento de canal pode ser feito em apenas uma sessão. No entanto, se houver complicações, esse número pode aumentar. A quantidade de sessões pode variar de acordo, por exemplo, com o grau de inflamação e infecção do dente, com a complexidade e também com o grau de dificuldade que cada caso possa apresentar.

Quanto tempo dura o tratamento de canal?

Como a cárie ainda pode retornar após o procedimento, algumas dicas devem ser seguidas. Portanto, mantenha uma boa rotina de higienização. Além disso, procure sempre ir periodicamente no seu dentista. Em suma, apenas ele pode lhe ajudar a manter sua saúde bucal em dia.

Como não há mais polpa para manter o dente vivo, os dentes com tratamento de canal podem se tornar quebradiços e mais propensos a fraturas. Afinal, esse é um aspecto importante a ser considerado ao decidir entre uma coroa ou restauração após o tratamento de canal.

Para determinar o sucesso ou fracasso do tratamento de canal, o método mais confiável é comparar os novos raios-X com os obtidos antes do tratamento. Assim, essa comparação mostrará se o osso continua sendo destruído ou está sendo regenerado.

Um dente que já passou por tratamento de canal está com cárie, e agora?

Cuidados após o Tratamento de Canal

Assim como a maioria dos procedimentos odontológicos, é preciso ter alguns cuidados após o tratamento. Não deixe de prestar atenção:

Na hora de comer: nas primeiras horas depois do tratamento de canal, é preciso tomar um pouco mais de cuidado durante a mastigação. Afinal, há riscos de, por conta da anestesia, morder a bochecha enquanto come.

Dor depois do tratamento de canal: É normal o dente apresentar sensibilidade logo após o tratamento. Nesse caso, o paciente pode tomar um analgésico. Porém, se a dor permanecer é necessário entrar em contato com o dentista.

Por que é importante ir ao dentista?

Enquanto aguarda a restauração definitiva: Muitas vezes, os pacientes ficam com uma sedação temporária no dente afetado até que o tratamento seja completo. Normalmente, o dente será preenchido com um material permanente ou com uma coroa. Outro cuidado importante a ser tomado pelo paciente é não mastigar em cima do dente até o processo de cicatrização ser finalizado.

Pronto, agora você já sabe quando é preciso fazer tratamento de canal e seu passo a passo, que tal agendar sua avaliação? Não deixe para depois!

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado