Quais são os tipos de Restauração Dentária e qual o indicado para mim?

A restauração dentária é um dos procedimentos mais procurados dentro das nossas clínicas odontológicas. Já que além de restabelecer as funções mastigatórias do paciente ela corrige a estética do sorriso, atingindo diretamente a autoestima de quem está realizando o tratamento.

A restauração atua fechando os espaços onde as bactérias podem se infiltrar, desse modo prevenindo uma deterioração dental e doenças mais graves que podem acabar com a perda total dentária.

Os materiais utilizados para as restaurações variam de necessidade e técnica do dentista, podendo ser ouro, porcelana, uma resina composta e amálgama.

Todas gerando um ótimo resultado e custo-benefício para o seu sorriso.

Qual o tipo de restauração dentária é indicado para o meu caso?

O plano de tratamento será personalizado de acordo com a necessidade de cada paciente, questões como o tamanho da restauração, estado do dente e componentes alérgicos serão levados em conta pelo profissional.

Restaurações de Ouro: são feitas sob encomenda em um laboratório de prótese e cimentadas no dente a ser restaurado.  Por consequência do material ela acaba sendo mais cara, porém com resistência média de 20 anos, tendo a possibilidade de perdurar por toda a vida.

Restaurações de amálgama: Devido à sua cor escura, não são utilizadas em áreas muito visíveis, como os dentes anteriores.

Resinas compostas (plástico): combinam com a cor dos seus dentes e, portanto, são utilizadas quando se deseja uma aparência mais natural, porém podem manchar com pigmentos como o café, chá ou cigarro, e não duram tanto quanto outros tipos de restaurações – em geral de três a 10 anos.

Restaurações de porcelana ou facetas: Podem combinar com a cor do dente e resistir a manchas, geralmente cobre a maior parte do dente. Seu custo é similar ao do ouro.

Tipos de Restauração Dentária

Apenas seu dentista poderá determinar se você tem uma cárie que precisa ser tratada. Durante uma avaliação, seu dentista irá examinar as superfícies de cada dente para prestar o diagnóstico, você pode agendar sua avaliação clicando aqui.

Ilustração com restauração dentária de ouro, prata e resina.

Além das cáries temos a quebra da estrutura dentária, por exemplo, pode provocar incômodos na mastigação além de não cumprir muito bem sua função, o que interfere na qualidade de vida. Para que isso seja revertido, o paciente irá precisar da restauração dentária.

Quando o dente está cariado, é preciso eliminar o tecido comprometido para conter a lesão. Porém, depois dessa limpeza fica evidente a parte degradada pelas bactérias e seus ácidos.

Para protegê-la, bem como evitar a sensibilidade e novas lesões, é feita a restauração.

Quais são os cuidados necessários com uma restauração?

O tratamento é simples e não invasivo, porém requer alguns cuidados básicos. Logo após a restauração, o dentista vai lhe orientar quanto a algumas precauções que precisam ser tomadas nas primeiras horas depois do procedimento.

Dependendo do tipo do material aplicado e de qual dente foi tratado, pode ser necessário permanecer de jejum ou evitar alguns alimentos por algumas horas. Mas, na maioria dos casos, isso não é necessário.

Vale lembrar que é essencial redobrar com os cuidados e higiene bucal. Escovar os dentes e passar o fio dental após todas as refeições são hábitos que você com restauração deve inserir no seu dia a dia.

Restos de alimentos entre os dentes, além de propiciarem um ambiente favorável à formação de cáries, podem danificar as restaurações existentes.

Meus dentes ficaram sensíveis após a restauração, é normal?

Sim, o plano de tratamento é personalizado e devem ser utilizadas técnicas que minimizam as chances de ocorrer sensibilidade, mas isso também é relativo à resposta biológica de cada paciente.

Em geral a sensibilidade causada pela restauração vai diminuído com os dias ou semanas, recomenda-se nesses casos o uso de cremes dentárias especiais para combate à sensibilidade.

Para a manutenção de um sorriso saudável é preciso manter o acompanhamento com um profissional, por isso a Dental Arte disponibiliza clínicas odontológicas completas com horários flexíveis para você.

As visitas ao dentista para limpeza dos dentes e revisão de cada restauração devem ser periódicas e frequentes, realizadas em média a cada seis meses.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado