Saiba como prevenir e tratar as cáries

Provavelmente, em algum momento da sua vida, você já deve ter passado por um dentista para tratar uma ou duas cáries. Capaz de acometer pacientes de todas as idades, é uma queixa normal nos consultórios. Em suma, tudo começa com o acúmulo de alimentos nos dentes somado à falta de higiene bucal. Assim, isso resulta nas lesões bacterianas.

Mas, ela não é inevitável: você pode evitar a doença com uma rotina de cuidados e visitas regulares ao dentista. Portanto, para saber mais sobre como realizar os tratamentos e a prevenção das cáries, leia nosso conteúdo!

Como surgem as cáries?

As cáries surgem principalmente pelo acúmulo de restos de alimentos. É neles que a doença encontra energia para se desenvolver. Como resultado, as placas bacterianas se instalam na região. Além disso, ácidos começam a ser produzidos, corroendo seus dentes. Essa placa, caso não seja retirada adequadamente, pode dar origem ao tártaro. Quando chega nesse ponto, apenas o dentista pode fazer a limpeza correta. Como resultado, esses problemas bucais trazem à tona dentes sensíveis e os tais “buracos” da cárie.

Nossa saliva é aliada na luta contra as cáries

Existem oito tipos diferentes de saliva em nossa boca, cada uma com uma função. Quando as bactérias atacam os restos de alimentos presentes em nossos dentes, ela é fundamental para nos proteger. Ela auxilia na recuperação das partes atacadas, equilibrando a acidez bucal.

Fique atento aos sintomas

Um dos sintomas mais comuns quando temos cáries é a dor no dente afetado. Caso você note que a região está diferente, escurecida e com maior sensibilidade, ligue os sinais de alerta! Portanto, procure um profissional e faça uma avaliação para saber qual é o melhor tratamento para seu caso.

É importante ir ao dentista logo no início, pois quanto mais cedo você for, mais fácil é o tratamento. Uma aplicação de flúor pode ajudar a evitar que as bactérias continuem afetando seu dente. Em outros casos, a restauração pode ser indicada. Caso você deixe para depois, o problema pode ficar mais sério e a cárie se tornar um problema ainda maior. Por exemplo, você pode precisar extrair parte ou até mesmo o dente inteiro.

A prevenção é fundamental para evitar as cáries

Uma boa escovação após as refeições e o uso do fio dental são cuidados básicos para evitar as cáries. Além disso, procure seu dentista periodicamente para realizar uma limpeza dentária. Portanto, com o auxílio do profissional, você pode manter seu sorriso sempre bonito e saudável.

Confira mais algumas dicas

  • • Escove seus dentes após as refeições com uma escova macia e cremes dentais com flúor
  • • Fio dental é fundamental! Ele pode retirar os restos de alimentos que a escova não alcança
  • • Cuidado com o consumo excessivo de alimentos com açúcar
  • • Beba muita água! Ela auxilia na produção de saliva, sua aliada contra as cáries
  • • Coma maçã! Ela auxilia na limpeza da cavidade oral e também é saudável!

Agende agora mesmo sua avaliação! Confira aqui nossas unidades e veja a mais próxima de você!

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado