Saúde Bucal Infantil: saiba a importância do cuidado com os pequenos

08/06/2020

Entenda a importância de iniciar os cuidados com a Saúde Bucal na infância

Você sabia que estabelecer hábitos saudáveis de higiene bucal ainda na infância pode prevenir diversas doenças? Isso porque, uma vez que a criança entenda a importância dos cuidados com os dentes, ela realizará as rotinas  de higienização com mais facilidade, evitando assim cáries, inflamações e demais problemas bucais.

Por isso, acostume seu pequeno a ir ao dentista desde cedo! Odontopediatras alertam que ainda hoje, há elevados índices de cárie em crianças. Muito se deve à falta de informação e cuidados básicos, como veremos no texto a seguir:

Prevenir é a regra de ouro

Os principais procedimentos para prevenção, objetivam a remoção do biofilme dental, da placa bacteriana, assim diminuindo a ocorrência da cárie. A realização destes procedimentos desde a fase inicial da vida é fundamental para criar uma rotina de higienização.

Para crianças com os dentinhos por nascer, é recomendável a utilização de uma gaze esterilizada umedecida com água fervida. Para realizar a higiene, envolva o dedo indicador na gaze e limpe as gengivas do bebê.

Técnica de Escovação

Escovar os dentes é fundamental, porém o mau uso da escova e dos aparatos de higiene bucal podem acarretar em problemas nas gengivas e composição bucal. Pensando nisso, criamos esse passo a passo da boa escovação. Ele vale para você e para seus filhos!

Esquema de como escovar os dentes - Saúde Bucal Infantil

Passo 1: Posicione a escova de dentes em um ângulo de 45 graus com relação aos dentes.

Passo 2: Escove delicadamente os dentes, em pequenos grupos de cada vez (em movimento circular ou elíptico) até terminar todos os dentes da boca.

Passo 3: Escove a parte da frente e detrás dos dentes, a superfície de mastigação e entre os dentes.

Passo 4: Escove a língua suavemente, do fundo para frente, para remover as bactérias e refrescar o hálito.

Passo 5: Repita os passos de 1 a 4 pelo menos três vezes ao dia. Tente escovar por dois minutos. Há escovas de dente elétricas com timer que podem ajudar.

Uma outra fica importante é: Quando for ao dentista, leve a escova de dentes do seu filho com você. Assim, o profissional pode observar a escovação, garantindo a correção de eventuais falhas no processo. Para agendar uma avaliação com a odontopediatra, clique aqui.

Como escolher a escova ideal?

Primeiramente, vale ressaltar que as escovas são diferentes para cada faixa etária em relação à disposição/inclinação das cerdas e tamanho da cabeça. Seja como for, para crianças, o recomendável são cerdas macias. Assim, para incentivar o momento, produtos específicos para crianças podem ajudar. Hoje no mercado, há escovas temáticas com personagens. Já as pastas geralmente têm sabor bem agradável, sem o gosto mentolado, muito presente nas pastas para adultos

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

    Nome
    Telefone
    Unidade
    Tratamento
    Data Desejada
    Turno Desejado

    Ao clicar em "AGENDAR AVALIAÇÃO" eu concordo com os Termo de uso da política de privacidade da Dental Arte.

    Seus dados estão seguros conosco.