Sensibilidade após clareamento dental: como evitar?

28/08/2019

A hipersensibilidade dentinária, popularmente conhecida como sensibilidade dentária, é a dor causada pela exposição das estruturas internas do dente. A dentina, região protegida pelo esmalte dental, contém diversos túbulos. Ou seja, eles se comunicam com a polpa do dente. Nelas, estão líquidos e terminações nervosas. Portanto, caso haja algum estímulo externo, pode haver a dor pela sensibilidade.

Alguns exemplos de agentes que podem causar esse desconforto são: mudança de temperatura, ar e alimentos muito doces ou cítricos. Além disso, a sensibilidade também pode ser causada pelo clareamento dental.

Quais são as principais causas da sensibilidade?

A dor pode estar associada a diversos fatores, além da realização do clareamento dental. Portanto, é preciso consultar um profissional para lhe indicar, com certeza, qual dos problemas abaixo pode estar causando-a:

  • a) abrasão causada pela escovação incorreta
  • b) dieta composta por alimentos muito cítricos, que podem levar a perda do esmalte dentário
  • c) retração gengival, causada por doenças como a gengivite ou a periodontite
  • Sensibilidade após o clareamento dental

É fundamental diminuir, por exemplo, o consumo de alimentos e bebidas com temperaturas extremas (quentes ou frias). Outra dica é consultar o profissional e verificar as concentrações utilizadas pelo gel utilizado no procedimento. Em outras palavras, quanto mais baixa, menor as chances de causar a sensibilidade. Portanto, nesse caso, o clareamento pode levar mais dias para atingir o resultado esperado, porém, é uma solução para os dentes sensíveis.

Cabe também ao dentista indicar o uso de dessensibilizantes após o uso do gel clareador. O produto é ideal para fechar os túbulos dentinários. Como resultado, ele evita a exposição aos agentes que causam a sensibilidade.

O paciente também pode apostar no clareamento a laser. Nesta técnica, a luz vinda do laser promove o selamento dentinário, fechando a entrada dos túbulos expostos. Uma vez fechados, não há a alteração de pressão e a dor por sensibilidade. Em suma, é uma ótima opção para os mais sensíveis!

Quer agendar sua avaliação para clareamento dental? Fale com nossa equipe!

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado