Sensibilidade nos dentes? Confira as causas e as soluções!

09/07/2019

A ingestão de alimentos e bebidas quentes, frios, doces ou muito ácidos deixa seus dentes doloridos? Até mesmo respirar o ar frio, relacionado às baixas temperaturas do inverno, tem causado dor? Você pode ter sensibilidade nos dentes! Incômoda, ela causa diversos desconfortos e impede você de aproveitar momentos especiais ao lado de quem você ama. Afinal, ninguém merece se privar de comer ou beber algo por conta da dor!

Leia mais: Você sabe como escovar os dentes corretamente?

A sensibilidade tem sua origem na exposição da dentina (que é a parte do dente que recobre o nervo), devido à perda do esmalte ou da retração gengival. Como resultado, mudanças de temperatura e certos alimentos podem causar hipersensibilidade. A dor costuma desaparecer depois de algum tempo, mas não deixe de ir ao dentista: ela pode voltar!

Como ocorre a sensibilidade nos dentes?

A dentina tem um grande número de poros ou tubos microscópicos. Eles vão da face externa do dente até a polpa gengival. Quando exposta, os tubos podem ser estimulados pela temperatura e certos alimentos. Como resultado, isso causa a sensibilidade nos dentes. Porém, melhor maneira de descobrir a causa exata é indo ao dentista. Só um profissional capacitado pode observar os sinais de exposição da dentina e realizar os testes necessários para descobrir a origem do problema.

Mas, muitas vezes, a sensibilidade pode ser proveniente de cáries ou doenças gengivais. Outras vezes, ela é provocada pelo desgaste do esmalte ou, ainda, pela retração gengival. Nesse caso, a raiz do dente fica exposta, consequentemente, causando a dor, por exemplo.

O que fazer para aliviar a sensibilidade nos dentes?

Depende muito da causa. No caso da cárie, pode-se restaurar o dente. Já no caso da gengivite, o dentista pode fazer uma profilaxia completa da área afetada. No entanto, se a causa for a exposição da dentina, o tratamento para a redução da sensibilidade requer vários procedimentos, tanto em consultório, como em casa.

Porém, em casa você já pode tomar alguns cuidados. Além disso, prefira escovas com cercas mais macias, escove corretamente, porém com cuidado para não machucar. Também é possível usar cremes especialmente formulados para a sensibilidade nos dentes, que podem ser indicados pelo seu dentista. Da mesma forma, cremes dentais com alta concentração de flúor também ajudam a fortalecer a superfície do dente!

Há muitas soluções para esse problema! Não deixe para depois! Certamente seu dentista pode ajudá-lo a encontrar a melhor maneira de solucionar a dor. Confira em nosso site a unidade mais próxima de você e agende agora mesmo sua avaliação!