Sensibilidade nos dentes: formas de tratar

25/05/2021

A sensibilidade nos dentes é algo que dificulta o dia a dia de qualquer pessoa. Não poder beber algo gelado ou sentir aquele incômodo precisa ser combatido. Mas, como fazer isso? Como prevenir a sensibilidade? Hoje vamos falar sobre isso.

Primeiramente, é importante saber como a sensibilidade nos dentes acontece. Entendendo o que pode provocar o problema, fica mais fácil de prevenir.

A SENSIBILIDADE NOS DENTES

A sensibilidade nos dentes ocorre quando a dentina, que é a parte que recobre o nervo, fica exposta. Assim, o nervo fica igualmente exposto e isso faz com que a temperatura dos alimentos, além de resíduos ácidos ou doces, gerem uma reação nele.

Geralmente, a exposição da dentina ocorre quando há perda de esmalte nos dentes, ou por problemas da gengiva. Dessa forma, é importante manter uma boa higienização da boca. Sempre consulte um profissional para ter mais certezas sobre o problema.

Sensibilidade: como tratar?

Primeiramente, é importante saber que a sensibilidade também pode ser causada por cáries ou gengivite. Nesses casos, o dentista pode optar por uma restauração ou uma profilaxia. Mas, primeiramente, é importante falar com seu dentista.

Agora, se o problema é, de fato, a exposição da dentina, o tratamento é outro. Serão necessários procedimentos tanto em casa, quanto no consultório para reduzir a sensibilidade.

Procedimentos em consultório

  • – Colocação de verniz de flúor nas áreas expostas para ajudar com o esmalte e a dentina;
  • Aplicação de espuma ou gel de flúor, por meio de moldes, durante 3 a 5 minutos, proporcionando alta concentração de flúor para ajudar as áreas sensíveis;
  • – Inclusão de agente fixador (material usado para fixar restaurações) para impermeabilizar a superfície da dentina e ajudar os estímulos que causam a sensibilidade;
  • – Aplicação de laser terapêutico;

Escove corretamente os dentes, mas não em demasia, com uma escova de cerdas macias. Além disso, uma pasta de dente específica e com alta concentração de flúor podem ajudar no tratamento da sensibilidade nos dentes. Esses são os cuidados para se ter em casa.

Não esqueça de sempre consultar um profissional.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

    Nome
    Telefone
    Unidade
    Tratamento
    Data Desejada
    Turno Desejado

    Ao clicar em "AGENDAR AVALIAÇÃO" eu concordo com os Termo de uso da política de privacidade da Dental Arte.

    Seus dados estão seguros conosco.