Siso: é possível extrair durante o tratamento ortodôntico?

São poucos os que têm a sorte de não sentir o incômodo do siso – o dente do juízo. Alguns ainda têm de encarar essa situação enquanto estão em tratamento ortodôntico. E aí, é possível fazer a extração? É claro que junto com o aparelho vem uma lista bem grande de cuidados. Ter atenção ao siso é um dos cuidados.

O dente do juízo é um verdadeiro incômodo: aos poucos, ele pressiona a gengiva para nascer. Algumas vezes, no entanto, não há o espaçamento necessário para o alojamento desse novo dente. Nesses casos, o siso acaba “espremendo” os outros dentes da arcada dentária. Isso pode atrapalhar o planejamento do tratamento ortodôntico, já que altera o posicionamento dos outros dentes. Então, se torna necessária a extração.

A primeira coisa a fazer quando se percebe que os dentes sisos estão nascendo durante o tratamento é avisar o dentista responsável. Na fase de planejamento, o especialista sempre faz uma espécie de documentação dos dentes. A partir disso e do relato do paciente quanto à dor e outras complicações, ele analisa e indica ou não a extração.

Se for necessária, a retirada do siso pode, sim, ocorrer durante o tratamento com aparelho. A extração é realizada do mesmo jeito. A única diferença é que o tratamento pode atrasar um pouquinho. Isto é, por conta do pós-cirúrgico, é necessário evitar as manutenções dos primeiros meses após a extração, até que o paciente recupere totalmente a saúde bucal.

 

Cuidados após a extração do siso

Os cuidados pós-cirúrgicos para a extração do siso são os mesmos. As principais medidas são a manutenção da higiene bucal, incluindo fio dental, e alimentação mais pastosa e morna nos primeiros dias. Veja mais alguns cuidados:

  • – Mantenha alimentação pastosa nos primeiros dias;
  • – Se o dentista receitar algum medicamento, tome-o conforme as orientações;
  • – Faça compressas geladas na parte externa da boca, próximas do local da extração, para controlar o inchaço;
  • – Fique em repouso total por, pelo menos, dois dias;
  • – Não fume e não ingira bebidas alcoólicas;
  • – Retorne para tirar os pontos no dia combinado com o dentista.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado

Ao clicar em "AGENDAR AVALIAÇÃO" eu concordo com os Termo de uso da política de privacidade da Dental Arte.

Seus dados estão seguros conosco.