Tártaro no dente: como evitar?

03/09/2021

O tártaro no dente, ou cálculo dental, é uma condição perigosa para os dentes e para a saúde bucal como um todo, já que ele pode gerar doenças como a periodontite. Isso porque o tártaro se desenvolve a partir do acúmulo de placa bacteriana. A remoção da placa, no entanto, é feita com uma boa escovação, a do tártaro, não.

Leia este artigo até o final para entender o que é o tártaro, como evitá-lo e como tratá-lo.

O que é o tártaro?

É uma massa endurecida de cor amarelada que se forma na superfície da dentição. O problema pode surgir na parte visível dos dentes ou na parte abaixo da gengiva. No último caso, o paciente, portanto, não consegue identificar se tem tártaro ou não.

Por que o tártaro se desenvolve?

O principal motivo para que o tártaro vire um problema para sua saúde bucal está na má higiene. Isso porque quando você não escova adequadamente seus dentes, com creme dental, e não utiliza o fio-dental e o enxaguante bucal, sua boca fica cheia de resíduos que geram a placa bacteriana. Esse é o primeiro estágio do tártaro.

Além disso, o tártaro se desenvolve com mais facilidade quando há baixa produção de saliva. Afinal, ela é importante para manter a boca fora do alcance das bactérias nocivas à saúde do dente.

Quais os problemas que o tártaro no dente causa?

Bom, com a presença do tártaro, os problemas se agravam. Quando o tártaro não é devidamente tratado e removido, ele pode causar doenças como a periodontite, pois ataca as gengivas e pode até destruir a sustentação do dente. Nesses casos, os sintomas mais comuns são o sangramento gengival e o mau hálito.

Saiba como tratar a periodontite e manter o sorriso em dia!

Como remover o tártaro?

A remoção só é possível por conta da expertise dos dentistas. Eles realizam uma raspagem e uma limpeza profunda que é capaz de impedir o acúmulo de placa bacteriana.

Se o tártaro estiver localizado abaixo da gengiva, o processo é um pouco mais complicado. É necessária uma raspagem. Se o acúmulo estiver na região supragengival, basta a ação de instrumentos manuais, como extratores de tártaro e ultrassom.

Qual a prevenção para o tártaro no dente?

Agora que você já sabe o que é o tártaro e como ele surge, que tal evitar esse vilão da saúde bucal? Tudo começa por uma escovação bem feita ao menos três vezes ao dia, com uma escova de dente que contenha cerdas macias, creme dental, uso de fio-dental todos os dias e de enxaguante bucal indicado pelo seu dentista.

Além disso, você deve frequentar o consultório do profissional, no mínimo, uma vez ao ano (o ideal são duas).

Não deixe de cuidar do seu sorriso. Para evitar o tártaro, agende sua limpeza na Dental Arte.

Gostou desse conteúdo? Aproveite para nos seguir nas redes sociais

 

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

    Nome
    Telefone
    Unidade
    Tratamento
    Data Desejada
    Turno Desejado

    Ao clicar em "AGENDAR AVALIAÇÃO" eu concordo com os Termo de uso da política de privacidade da Dental Arte.

    Seus dados estão seguros conosco.