Tipos de Próteses Dentárias Provisórias: quais são?

07/09/2020

Ficar sem um ou mais dentes é uma situação muito incômoda. Além da parte estética, a funcional também fica extremamente prejudicada. Afinal, você não consegue realizar com a mesma facilidade funções como morder, mastigar e, até mesmo, falar. Assim, a autoestima e a confiança também acabam sendo afetadas. Para solucionar o problema, a Odontologia traz uma série de tratamentos. Confira os Tipos de Próteses Dentárias Provisórias e como elas podem te ajudar!

O que são as Próteses Dentárias Provisórias?

As próteses dentárias provisórias são substitutas dos dentes perdidos. Elas atuam com o objetivo de preservar as funções bucais até a instalação da prótese definitiva. Para isso, são colocadas acima dos tecidos da cavidade oral. Podem ser tanto fixas, quanto removíveis.

Quais são os tipos de Próteses Dentárias Provisórias existentes?

Como dito anteriormente, as próteses dentárias provisórias podem ser fixas ou removíveis. Por isso, é tão importante consultar um especialista e descobrir qual é a alternativa mais indicada para o seu caso. Abaixo, vamos listar um pouco das características de cada uma delas!

Próteses Provisórias Removíveis

As próteses removíveis são muito práticas e, por serem facilmente retiradas, têm o uso e a higienização facilitados. Porém, necessitam de um certo cuidado por parte do paciente, principalmente na hora de mastigar alimentos mais duros.

Prótese Parcial Removível Provisória (PPR Provisória)

É ideal para pacientes que sofreram com doenças periodontais e ainda não tem estrutura suficiente para comportar as próteses definitivas. Podem contar com grampos e sustentar a parte superior ou inferior da arcada dentária. Além disso, são excelentes para recuperar a autoestima e as funções bucais básicas, uma vez que substituem os dentes perdidos. Assim, o paciente não precisa passar pelo constrangimento de ficar sem eles durante o tratamento.

Prótese Total Imediata

A Prótese Total Imediata é indicada para quem perdeu todos os dentes ou quando há a colocação de Implantes Dentários. Assim, é uma alternativa para que a pessoa possa sorrir sem medo ou vergonha!

Próteses Provisórias Fixas

As Próteses Fixas também são muito populares nos consultórios odontológicos. Uma das mais utilizadas são as coroas provisórias. Elas auxiliam no restabelecimento estético e também mantêm a saúde das gengivas do paciente. Por serem similares ao dente natural, as coroas trazem um aspecto mais natural ao sorriso, aumentando a autoestima! Podem ser cimentadas ou parafusadas, tendo como objetivo reproduzir mais facilmente as características dos dentes.

Quais são os cuidados?

Assim como nossos dentes naturais, as próteses demandam cuidados. Por isso, não deixe de higienizá-las de forma adequada com o uso de cremes dentais, escovas com cerdas macias e do fio dental. É importante garantir que não haja acúmulo de alimento nessas regiões. Afinal, ninguém quer sofrer com gengivites e mau hálito, né?

Além disso, é preciso ter cuidado na hora de se alimentar. Embora sejam seguras, comidas mais duras podem causar danos às peças, tornando necessária à ida ao dentista o mais rapidamente possível. Somente ele pode lhe indicar qual a melhor solução e restaurar qualquer dano em sua prótese.

Quer saber mais? Portanto, agende agora mesmo sua avaliação com a gente. Clique aqui e saiba mais qual dos tipos de próteses dentárias provisórias é o certo para você!

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado

Ao clicar em "AGENDAR AVALIAÇÃO" eu concordo com os Termo de uso da política de privacidade da Dental Arte.

Seus dados estão seguros conosco.