Você sabe como escovar os dentes corretamente?

05/07/2019

Essa pode parecer uma pergunta estranha, mas mesmo quem realiza a escovação diária pode se surpreender ao saber que comete algumas falhas. Você sabia que escovar os dentes, leva em média, dois minutos? Caso não saiba ou queira verificar se está fazendo tudo da maneira apropriada, fizemos esse conteúdo para você! Leia nossas dicas para entender mais sobre como cuidar da sua saúde bucal adequadamente.

Leia mais: Saiba mais sobre a cárie e aprenda a preveni-la!

Além da escovação ao menos três vezes por dia, principalmente após as refeições e do uso do fio dental, é importante cuidar sua alimentação. Pesquisas apontam que a exposição a alimentos e bebidas ácidas, por exemplo, pode enfraquecer o esmalte dos seus dentes. A escovação logo após consumi-las também aumenta essa probabilidade. Para prevenir a erosão, evite escovar os dentes ao menos por 30 minutos. Prefira tomar um copo de água ou enxaguar a boca com a bebida.

A escovação diária auxilia na remoção de resíduos de comida e da placa, que podem danificar seus dentes e gengiva ao longo do tempo. Já o fio dental, portanto, pode remover alimentos que estão presos em fendas ou entre os dentes.

Passo a passo para escovar os dentes adequadamente

No início, para facilitar o processo, utilize um cronômetro e marque os dois minutos. Para escovar apropriadamente seus dentes, faça movimentos breves e gentis. Tome cuidado com a margem da gengiva, com os dentes de trás e para as áreas ao redor de restaurações, coroas, implantes ou restaurações. Concentre-se por partes:

1) Limpe as superfícies exteriores de seus dentes superiores, e em seguida, dos dentes inferiores.

2) Limpe as superfícies de mastigação (a parte de baixo) de todos os seus dentes.

3) Para um hálito mais fresco, certifique-se de escovar sua língua pelo menos uma vez ao dia.

4) Posicione a escova dentária em um ângulo de 45° com relação à margem da gengiva. Movimente a escova de dente em movimentos de cima para baixo.

5) Escove a superfície a parte de trás de cada dente, utilizando a mesma técnica de movimento de trás para frente.

6) Use a ponta da escova para escovar atrás de cada dente.

Devo utilizar o fio dental antes ou após escovar os dentes?

A ordem não importa! Em suma, o que vale, é utilizar o fio dental pelo menos uma vez ao dia. Em primeiro lugar, puxe de 45 a 60 centímetros de fio dental e enrole as pontas do fio em torno dos dedos indicador e médio. Em segundo lugar, segure com firmeza em torno de cada dente em forma de C. Movimente o fio para frente, para trás, para cima e para baixo, contra as laterais de cada dente.

Portanto, a sequência não faz diferença, desde que você faça os procedimentos corretamente. Escovar e passar o fio são a melhor maneira de remover a placa bacteriana, causadora de cárie e ajudar a manter uma ótima saúde bucal.

Visitas ao dentista devem ser regulares

Embora a escovação dental e o uso do fio dental auxiliem na remoção da placa bacteriana, elas sozinhas não removem toda a sujeira. Por isso, é importante realizar visitas regulares ao dentista. Só um profissional pode apontar possíveis problemas e realizar as limpezas dentárias sempre que necessário. O material utilizado é eficaz na remoção total de impurezas. Além disso, é um aliado na prevenção de possíveis doenças bucais.