Aparelho Dentário
Um sorriso bonito e bem alinhado pode abrir muitas portas – sociais e profissionais. Além disso, aumenta a autoestima e confiança. O tratamento ortodôntico é um dos procedimentos mais procurados nos consultórios odontológicos. Além de corrigir falhas dentárias, também auxilia na questão estética. Ou seja, sua Saúde Bucal só tem a ganhar! Portanto, com o Aparelho Dentário, você pode sorrir sem medo ou vergonha!
Geralmente, o público que busca por aparelhos dentários é formado por crianças e adolescentes. No entanto, não há limite de idade. Além de corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares, o tratamento é capaz de promover mais saúde e bem-estar, uma vez que também melhora problemas de fala, mordida e mastigação.
Tem alguma dúvida sobre o aparelho ortodôntico? Portanto, assista ao vídeo da ortodontista Tainara Cembranel (CRO-RS 23636), que esclarece as principais questões relacionadas ao procedimento:
A rede de clínicas odontológicas Dental Arte possui 18 anos de mercado, com mais de 1 milhão de pacientes atendidos. Nossos profissionais são especialistas, prontos para lhe atender e tirar todas as suas dúvidas. Além disso, possuímos diversos modelos de aparelhos ortodônticos – desde os mais tradicionais, até os mais modernos.
Problemas corrigidos pelo Aparelho Dentário
Sobremordida – É um problema caracterizado pela sobreposição dos dentes superiores em relação aos inferiores. Assim, um dos principais danos causados pela disfunção, é o desgaste dos dentes.
Prognatismo – Nesta situação, os dentes inferiores ficam posicionados à frente dos superiores no momento da mordida. Uma das causas da disfunção é o desenvolvimento do maxilar inferior de maneira projetada. Portanto, pode prejudicar a fala e a mastigação, causando desgaste nos elementos dentários.
Mordida cruzada – Ocorre quando apenas alguns dos dentes superiores se encaixam em uma posição atrás dos dentes inferiores, sem seguir o padrão considerado normal. Assim, essa disfunção pode causar desgaste e, até mesmo, quebra dos dentes ou perda óssea. Pode, ainda, levar a problemas dolorosos na gengiva.
Diastema – É caracterizada pela presença de um espaço extra entre dois ou mais dentes. Isso pode causar “depósitos” entre a gengiva, onde se alojam restos de comida, causando inflamações e cáries.
Mordida aberta – Ocorre quando os dentes superiores não encostam com os inferiores no ato da mordida, o que dificulta a mastigação.
Dentes apinhados – Se caracteriza pela falta de espaço na mordida, impossibilitando que os dentes se encaixem naturalmente. Assim, eles se agrupam, sobrepõem e torcem, sendo empurrados para frente ou para trás.
Quanto tempo dura o tratamento com Aparelho Dentário?
Uma das principais dúvidas dos pacientes é o tempo de duração do tratamento. Prever o período necessário de utilização do aparelho dentário é difícil, porque depende de vários fatores, desde respostas biológicas individuais até a colaboração do próprio paciente.
Pode-se dizer que o tempo médio de um tratamento eficaz é dois anos. Pode parecer muito, mas ao final da intervenção, o paciente vai estar com um sorriso mais saudável e bonito. Atualmente também existem outras opções, que reduzem esse período em até 30%.
É possível acelerar o tratamento?
Os pacientes podem contar com diversos tipos de aparelhos dentários. Cada um possui características que podem tornar esse momento mais fácil e confortável. Porém, é fundamental que seja sempre realizada uma avaliação odontológica especializada, feita com um profissional qualificado. Só assim, é possível estimar o tempo correto do tratamento ortodôntico.
Confira os tipos de Aparelhos:
Aparelho Metálico
Esse é o tipo mais comum. Composto por bandas, fios e bráquetes, o Aparelho Metálico corrige basicamente todos os problemas dentários mencionados anteriormente. Popular pelas “borrachinhas coloridas”, é um dos mais utilizados por crianças e adolescentes.
Aparelho Estético
Esse é o modelo indicado para os mais vaidosos. Apesar de possuir a mesma função que o aparelho convencional – corrigir dentes tortos e desalinhados –, o material dos bráquetes é praticamente da cor do dente, o que deixa o sorriso discreto. Assim, a aparência quase invisível proporciona mais segurança e beleza ao sorriso do paciente. É uma excelente opção para quem precisa corrigir os dentes, sem deixar de lado a aparência.
Pode ser de Porcelana ou Safira e suas movimentações são mais suaves, sendo mais confortável.
Aparelho Autoligado
Um dos modelos mais modernos atualmente, o Aparelho Autoligado apresenta um grande diferencial dos aparelhos fixos tradicionais – não possui borrachinhas. Sua ação é feita com base nos bráquetes, que sustentam o fio preso em pequenas estruturas, como se fossem uma presilha. Além disso, a mudança reduz o atrito entre os dentes e aumenta a estabilidade do tratamento.
Outra vantagem é a higienização. Por não possuir as borrachinhas, há menos acúmulo de alimentos na região, o que facilita na hora da escovação. Por ser mais estável, o tempo de tratamento é reduzido em até 50%, sendo uma das opções mais rápidas para quem quer mudar o sorriso.
Aparelho Móvel
Em geral, até os 12 anos de idade, é aconselhável o uso desse tipo de aparelho. Depois, os aparelhos móveis são indicados para quem já terminou o tratamento com aparelho fixo, como contenção. A principal função desse modelo é evitar que os dentes não saiam do alinhamento. Porém, mesmo que seja móvel, o uso deve ser constante. Caso contrário, pode prejudicar o resultado do tratamento.
Expansor Palatino
Esse tipo de aparelho é desconhecido por muitas pessoas. Isso porque o expansor é um aparelho que se encaixa no céu da boca e serve, geralmente, para corrigir mordidas cruzadas. Ele é indicado principalmente para crianças e jovens e promove um ganho transversal na largura do céu da boca. Porém, para obter-se o mesmo resultado em adultos, é necessária intervenção cirúrgica.
Alinhadores invisíveis
O tratamento mais moderno atualmente, os alinhadores são placas muito sofisticadas, praticamente invisíveis e feitas sob medida. Eles são produzidos através de softwares que permitem visualizar os planejamentos e resultados pretendidos já na primeira consulta. Assim, com os alinhadores invisíveis, o tratamento se torna mais higiênico, estético, com menos dores e mais eficiência.
Quer saber mais? Então, agende sua avaliação!
Aparelho Fixo
Esse é o tipo mais comum. A estrutura do aparelho é formado por bandas, fios e braquetes e, atualmente, está muito anatômico e confortável.
Aparelho Estético
O aparelho estético nada mais é do que uma versão mais discreta do aparelho fixo metálico. O sistema funciona da mesma maneira, só que com bráquetes feitos de policarbonato, porcelana ou safira ao invés de metal.
Aparelho Móvel
Por ser tratar de um aparelho móvel, o paciente poderá tirá-lo para se alimentar, o que mantém esse acessório mais íntegro e limpo por muito mais tempo. Mesmo assim, ele deve ser higienizado sempre que retirado da boca.
Aparelho de Contenção
Ao fim do tratamento ortodôntico, o aparelho é removido. Então, é iniciada a fase de correção, também conhecida como contenção.