O que é a periodontia?

A periodontia é uma especialidade da odontologia, que se responsabiliza por prevenir e tratar patologias que prejudicam tecidos imprescindíveis para o sustento e proteção de toda a arcada dentária, como ossos e gengivas.

Doença periodontal

A doença periodontal consiste no conjunto de problemas que afetam desde a gengiva até os ossos, incluindo a inflamação e a infecção dessas áreas. Em geral, eles são causados por uma falha na higienização bucal, com risco principalmente para pacientes fumantes e diabéticos.

AGENDE SUA AVALIAÇÃO AQUI

Gengivite

Se você já notou sua gengiva ficando vermelha, inchada e sensível, com tendência a sangrar durante a escovação, é provável que seja gengivite – a inflamação da gengiva.

Essa condição é o estágio inicial da doença periodontal e surge em função do acúmulo de placa bacteriana. Esse resíduo é uma película que se forma nos dentes e na gengiva e libera ácidos que irritam a região.

Além dos sintomas mais evidentes, a gengivite também pode causar mau hálito, gosto ruim na boca e retração da gengiva, deixando os dentes com uma aparência mais alongada. Se também houver infecção, pode ocorrer formação de pus.

O tratamento da gengivite consiste em uma limpeza realizada no consultório, para remover a placa e o tártaro. Além disso, o paciente deve aprender a como realizar a escovação correta, bem como sobre a utilização do fio dental. Se for necessário, pode ser realizado tratamento com antibióticos.

AGENDE SUA LIMPEZA AQUI

Periodontite

Quando a gengivite não é devidamente tratada, ela pode evoluir para a periodontite. Nessa fase, a inflamação ou a infecção da gengiva atingem também as fibras e os ossos. Nesses casos, pode acontecer a perda dos dentes.

Isso acontece devido à formação de bolsas na gengiva, que favorecem a destruição dos tecidos e o aparecimento do abscesso dentário. Se a condição não for tratada, os dentes começam a ficar moles, correndo o risco de queda, e a infecção pode se espalhar até outros ossos da arcada dentária.

Uma das complicações mais graves da periodontite não tratada é a endocardite, que acontece quando uma bactéria cai na corrente sanguínea e causa uma infecção nas válvulas do coração. Essa é uma condição bastante séria, que pode ser fatal.

Assim como na gengivite, o tratamento da periodontite envolve a profilaxia feita em consultório, a orientação do paciente sobre a higiene bucal e o uso de antibióticos para sanar a infecção.

Nos casos mais graves, pode ser necessário fazer uma cirurgia para limpar as bolsas profundas da gengiva e a remoção de dentes muito comprometidos para evitar que a infecção se espalhe.

AGENDE SUA LIMPEZA AQUI