Você sabe o que é a taxa de royalties de franquia?

13/03/2019

Para quem pensa em associar-se a uma franquia, um dos pontos mais importantes a conhecer é a taxa de royalties. Esse termo representa o valor pago pelo franqueado para poder utilizar o nome da marca em seu negócio.

Se você quer entender melhor sobre os royalties de franquia, continue a leitura. Preparamos um guia completo para tirar todas as suas dúvidas!

O que são royalties?

Os royalties de franquia são um valor a ser pago para a franqueadora. Eles dão direito a você se manter associado à franquia. Esse valor é, quase sempre, pago mensalmente e serve para cobrir o suporte fornecido pela franqueadora.

Antes de investir nesse tipo de negócio, é importante ter em mente que parte do seu lucro mensal será destinada à franqueadora. Cada franquia tem suas particularidades, mas, geralmente, os royalties equivalem a 5% a 10% do seu faturamento mensal. 

Royalties x taxa de franquia

Enquanto os royalties são um valor pago mensalmente e que costuma ser variável, a taxa de franquia é o investimento inicial feito para se associar a uma marca.

A taxa de franquia é um investimento interessante, pois impulsiona seu negócio. Mesmo que ele seja novo no mercado, ao utilizar o nome de uma marca já estabelecida, vai ser conhecido pelos clientes.

No entanto, é importante fazer um planejamento financeiro para isso. Uma taxa de franquia pode custar desde R$ 5 mil até mais de R$ 100 mil.

Modelos de cobrança

O mais comum para a maioria das franquias é cobrar mensalmente uma porcentagem sobre o faturamento das unidades franqueadas. No entanto, há aquelas que cobram um valor fixo mensal ou mesmo bimestral.

A Lei de Franquias não determina o valor a ser cobrado nem a frequência. Por isso, a melhor forma de evitar surpresas desagradáveis é informar-se detalhadamente antes de se tornar franqueado.

Valor fixo x porcentagem

A principal vantagem de ter um valor fixo de cobrança é que você pode se planejar melhor para esse pagamento mensal. Porém, principalmente no início do seu negócio, o valor pode comprometer a lucratividade.

Já o modelo de porcentagem é mais confortável porque varia de acordo com o seu faturamento, mas você acaba pagando um valor maior quando o seu negócio se torna mais bem-sucedido.

Taxa de marketing

A taxa de royalties serve para manter em funcionamento a empresa franqueadora e é uma de suas principais formas de lucro. Nela, estão inclusos suporte legal, atendimento ao franqueado, gerenciamento econômico etc.

A taxa de marketing serve para promover a imagem da franquia, seja na televisão, seja na internet, outdoors e outras formas de mídia. Ela pode ser incluída na taxa de royalties, mas em geral é cobrada separadamente.

Franquia sem taxa de royalties

A taxa de royalties é o que permite que a empresa franqueadora dê todo o suporte ao franqueado e possa se manter viável economicamente. Por isso, se você encontrar uma empresa que alega não ter taxa de royalties, desconfie.

Por outro lado, se o seu valor disponível para investimento não for muito alto, evite empresas muito famosas, pois elas costumam ter as maiores taxas.

Agora, que você já sabe tudo sobre royalties de franquia, que tal assinar a nossa newsletter? Enviaremos direto para o seu e-mail conteúdos úteis como este!